sábado, 30 de maio de 2015

ENTREVISTA COM A PROFESSORA NILMA

ENTREVISTA COM A PROFESSORA NILMA

NOME: Nilma Andradina Marcon        IDADE: 45 anos     TEMPO DE DOCÊNCIA: 26 anos

1) O que motivou você a trabalhar com a inclusão?
R.: Desde pequena convivi com várias pessoas com Necessidades Especiais, e minha mãe as ajudava a estudar e aprender, e eu quis seguir a mesma carreira que ela. Era encantador o modo como ela tinha paciência com os alunos, e como eles reconheciam isso e também se desenvolviam e superavam suas limitações. Por isso, quando surgiu a oportunidade de trabalhar na Sala de Recursos Multifuncionais, eu a abracei com todas as minhas forças.
2) Quais os desafios que você enfrentou quando começou neste trabalho?
R.: Muitas vezes pensei em desistir, pois a instituição onde eu trabalhava anteriormente não fornecia formação suficiente para eu saber lidar com cada uma das deficiências dos alunos que eu atendia, e porque cada aluno tem seu próprio ritmo, devendo ser respeitado. Também temos de conquistar a confiança da criança. Por conta própria, eu comecei a estudar, e fazer pesquisas profundas a respeito do assunto. Isso era um desafio, pois eu tinha de comprar tempo de lazer com a família, e de descanso, para melhorar meu atendimento, e atender às necessidades e expectativas dos alunos, colegas, e famílias dos mesmos.
3) Por que você continua nesta área de atuação?

R.: Porque é especialmente empolgante presenciar o desenvolvimento de cada aluno, perceber as mudanças que ele vai fazendo conforme constrói seu próprio modo de encarar e enfrentar o mundo, de acordo com as orientações norteadoras que nós professores vamos lhes dando. Sinto-me plenamente realizada profissionalmente, e cada aluno novo que recebo é um novo desfio. Isso mantém-me bastante envolvida, e até agora não me cansei desta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário